Guarulhense quase leva jogo para o tie-break, mas sofre derrota no vôlei

Por Deyvid Xavier

O técnico Bira na última conversa com os jogadores antes do início da partida diante do UniSant'Anna. Foto: Deyvid Xavier

O técnico Bira na última conversa com os jogadores antes do início da partida diante do UniSant’Anna. Foto: Deyvid Xavier

O público que compareceu ao ginásio Santa Marcelina na tarde do último sábado, na Zona Leste de São Paulo, para acompanhar a abertura de mais uma rodada da Liga dos Campeões de São Paulo de Vôlei Masculino, na partida entre Guarulhense/FIG-UNIMESP/SKY Esportes e  UniSant’Anna, não se arrependeu e viu uma partida muito disputada entre as duas equipes. Mas no jogo, quem levou a melhor foi o UniSant’Anna, vencendo por 2 a 0, com parciais 25×18 e 32×30.

O primeiro set começou com posse de bola para os adversários, que mantinham vantagem de apenas um ponto sobre os guarulhenses até o 6 a 6. A partir daí, o galo de Guarulhos passou a frente e teve seu melhor momento no primeiro set, chegando a abrir 9 a 6 de vantagem, quando os adversários conseguiram empatar em 9 a 9. Após isto, foi o Guarulhense que manteve a vantagem de um ponto, até o pedido de tempo técnico do UniSant’Anna, quando o jogo estava 15 a 13 para o Guarulhense/FIG-UNIMESP/SKY Esportes.

Após isto, um apagão tomou conta do Galo guarulhense e o Unisant’Anna foi abrindo vantagem, chegando a fazer 19 a 15. As desatenções como dois toques, invasões e bloqueios adversários tiraram a concentração da equipe guarulhense, o que fazia o adversário ganhar ainda mais força no jogo. A partida seguia e Daniel fez o último ponto do Guarulhense no primeiro set, em ataque na paralela pela entrada de rede, quando o jogo estava 20 a 18. Os erros seguiam e o UniSant’Anna se encaminhava para vencer o primeiro set. Nem o pedido de tempo do técnico Bira quando o jogo estava 22 a 18 foi suficiente para dar forças ao time de Guarulhos. Após uma tentativa de diagonal curta em que a bola foi para fora, o UniSant’Anna fechou o primeiro set em 25×18.

O segundo set teve uma disputa intensa entre as duas equipes e só terminou acima dos 30 pontos. Foto: Deyvid Xavier

O segundo set teve uma disputa intensa entre as duas equipes e só terminou acima dos 30 pontos. Foto: Deyvid Xavier

O segundo set foi o mais emocionante do jogo, em que o Guarulhense começou como no primeiro, ainda correndo atrás do adversário e tendo alguns erros. O técnico bira teve que fazer um pedido de tempo ao ver o placar elástico para o Unisant’Anna em 10 a 5. Mesmo após o tempo técnico, os adversários mantinham a vantagem e chegaram a fazer 20 a 15. A partir daí, o jogo ficou melhor para o Guarulhense, que cresceu na partida, aproveitou os erros adversários, como erros de saque, de ataque e invasões e teve até um ace de Chibano, o que fez o Galo empatar em 20 a 20.

O Guarulhense passou a frente com um bloqueio de Guilherme, que deu a vantagem em 22 a 21, mas os adversários reverteram a vantagem e tiveram o match point com 24 a 23, quando o técnico Bira fez mais um pedido de tempo para quebrar o bom momento do UniSant’Anna. O pedido deu resultado e o empate veio no erro do saque seguinte.

A disputa seguia acirrada e o Guarulhense obteve vantagem em 29 a 28 depois de um bloqueio em que a bola voltou para a quadra adversária, mas a recepção não foi feita. Pouco tempo depois, o adversário passou a frente com um ace em 30 a 29, e erraram o saque seguinte, possibilitando o empate em 30 a 30. Novamente tiveram  vantagem no placar e fecharam o jogo numa diagonal longa, em 32 a 30, no melhor set do Guarulhense neste campeonato.

O atleta Daniel, com a camisa 16, foi o maior pontuador da equipe do Guarulhense. Foto: Deyvid Xavier

O atleta Daniel, com a camisa 16, foi o maior pontuador da equipe do Guarulhense. Foto: Deyvid Xavier

Dos 48 pontos realizados na partida de ontem pelo Guarulhense/FIG-UNIMESP/SKY Esportes, os grandes destaques foram Daniel, com 7 pontos de ataque e 4 aces, somando 11 pontos; e Guilherme, com 6 pontos de ataque, 1 ace e 1 bloqueio, somando 8 pontos. As demais partidas do Grupo B realizadas ontem tiveram vitórias do Slytherin sobre o Beverly Hills por 2 a 0, com parciais 25×20 e 25×18; e mais uma vitória do UniSant’Anna, desta vez por 2 a 1, sobre o Slytherin, com parciais 25×17, 20×25 e 15×13. A próxima partida do Galo ainda será confirmada no decorrer da semana pela organização da competição.